ECB
Externato Cooperativo da Benedita

eTwinning projeto | EXploring AI in the classroom

eTwinning projeto | EXploring AI in the classroom

Atualmente, as pessoas utilizam cada vez mais sistemas de Inteligência Artificial (IA), muitas vezes sem se aperceberem. 

Os motores de pesquisa, os assistentes inteligentes, os chatbots, os programas de tradução, as aplicações de navegação, os jogos de vídeo online e muitas outras aplicações utilizam sistemas de IA, que dependem de dados recolhidos de várias formas (por exemplo: áudio, imagens, texto, mensagens, cliques), que constituem as nossas pegadas digitais. As profissões do futuro exigirão cada vez mais conhecimentos sobre como utilizar e trabalhar com a IA como uma ferramenta para a resolução de problemas. À medida que os sistemas de IA continuam a evoluir e a utilização de dados aumenta, é extremamente importante desenvolver uma melhor compreensão do seu impacto no mundo que nos rodeia. Os alunos e os professores precisam de construir um conhecimento sólido sobre a utilização da IA e dos dados e compreender as implicações, as aplicações e os métodos de criação subjacentes à IA, de modo a poderem interagir de forma positiva, crítica e ética com a IA e utilizá-la de forma adequada.
 
Durante o projeto, os alunos exploraram sistemas de IA, trabalharam com projetos de colaboração com colegas de outros países, desenvolveram o pensamento computacional e estratégias de resolução de problemas e criaram os seus próprios artefactos digitais. Através de várias atividades, os alunos experimentaram ambientes modernos de IA e trabalharam com alunos de escolas parceiras para encontrar soluções para problemas reais utilizando a tecnologia e criar os seus próprios projetos. Os alunos perceberam que o mundo está em rápida mudança e desenvolveram o pensamento computacional e as competências 4C (comunicação, colaboração, pensamento crítico, criatividade) necessárias aos cidadãos do século XXI. Ao aprenderem e refletirem sobre os desafios, as oportunidades e os riscos da tecnologia, bem como sobre as regras para uma utilização segura da Internet, os alunos desenvolveram novas ideias sobre a forma como a tecnologia pode ser utilizada para o bem comum e para atingir objetivos globais. Através desta parceria criativa, o objetivo final do projeto é, para além do desenvolvimento de competências computacionais e do pensamento computacional, realçar a importância da cooperação entre os povos, o desenvolvimento da comunicação e a cooperação entre professores e alunos de diferentes escolas.
O projeto eTwinning “Explorar a IA na sala de aula” foi fundado e coordenado pela professora de Informática, Robótica e Ciências, Dra. Katerina Glezou. O cofundador do projeto é o Dr. Alexandros Kofteros, professor de Informática na Escola Primária Dasoupolis em Nicósia, Chipre.
O projeto envolveu os alunos do primeiro ano do Arsakio Lyceum de Psychiko no âmbito da Zona de Artes e Ciências “Inteligência Artificial na Escola Moderna”, tendo a Dra. Katerina Glezou como professora responsável, e colaborou com alunos e professores de 16 escolas de diferentes países:  Grécia, Chipre, Alemanha, Geórgia, Itália, Croácia, Polónia, Portugal, Turquia e Alemanha. 
 
Mais informações sobre este projeto, as atividades e os projetos dos alunos podem ser consultadas aqui:
 
 
Algumas palavras sobre o eTwinning
 
O eTwinning (https://school-education.ec.europa.eu/en/etwinning) é a comunidade de escolas na Europa. Trata-se de uma ação europeia através da qual as escolas, de diferentes países europeus e amigos, trabalham em conjunto, utilizando ferramentas das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) para obter benefícios educativos, sociais e culturais. O eTwinning dá às escolas a oportunidade de aprenderem em conjunto, partilharem os seus pontos de vista e criarem novas amizades e é, de facto, a comunidade de escolas na Europa.

Os comentários estão fechados.